SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Estudio descriptivo y exploratorio de un Taller de Introducción a las Técnicas Teatrales para la enseñanza/aprendizaje de una lengua extranjeraCreencias del profesorado de Educación Básica en formación sobre la enseñanza de la ciencia escolar: Análisis desde un debate de grupo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Estudios pedagógicos (Valdivia)

versión On-line ISSN 0718-0705

Resumen

GARCIA COSTA, Constanza; CARRASCO SANHUEZA, Gloria; MENDOZA BARRA, Mónica  y  PEREZ VILLALOBOS, Cristhian. Papel dos psicólogos que trabalham em escolas privadas, em Concepción, Chile: Um processo de co-construção. Estud. pedagóg. [online]. 2012, vol.38, n.2, pp.169-185. ISSN 0718-0705.  http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052012000200011.

Existem várias perspectivas sobre o papel do psicólogo educacional que revelam profundas diferenças entre as expectativas do sistema escolar e da universidade sobre o assunto. O objetivo da presente pesquisa é analisar o papel do psicólogo na escolas privadas, em Concepción, Chile, de acordo com seus atores principais. Neste estudo, seguindo os princípios da pesquisa qualitativa e Grounded Theory, foram entrevistados 14 agentes, incluindo psicólogos, professores, directivas, alunos e pais. O artigo presenta os resultados da codificação axial e seletiva. Os resultados reforçam a importância das particularidades de cada centro educativo para o papel assumido pelo psicólogo, que é co-construído entre as diferentes partes interessadas, dependendo de suas necessidades e recursos disponíveis.

Palabras clave : psicólogo educacional; psicologia educacional; administração escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons