SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42¿Programando la creación? Una exploración al campo socio-técnico de YouTube en Chile índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Cuadernos.info

versión impresa ISSN 0719-3661versión On-line ISSN 0719-367X

Resumen

FERNANDEZ GOMEZ, Jorge David; HERNANDEZ-SANTAOLALLA, Víctor  y  SANZ-MARCOS, Paloma. Influencers, marca pessoal e ideologia política no Twitter. Cuad.inf. [online]. 2018, n.42, pp.19-37. ISSN 0719-3661.  http://dx.doi.org/10.7764/cdi.42.1348.

As redes sociais viram a figura do influencer como um novo modelo de líder de opinião que deve combinar a gestão de sua marca pessoal com o papel de influenciador do público, incluindo mensagens com conteúdo político. Neste contexto, o presente estudo aplicou uma análise de conteúdo a 790 mensagens de dez influenciadores espanhóis de alto impacto no Twitter. Em particu lar, os objetivos-perseguidos, os tópicos discutidos e o conteúdo ideológico dos tuites foram analisados. A este respeito, embora um objetivo ideológico-político seja refletido nas mensagens, o dis curso se torna bastante moderado, senão des-ideologizado.

Palabras clave : líder de opinião; redes sociais; ideologema; comunicação política; marca pessoal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )