SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Encuadre de la memoria mediática chilena: Las noticias sobre la muerte de Fidel CastroEstrategias de comunicación en redes sociodigitales desde la práctica del gobierno abierto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Cuadernos.info

versión impresa ISSN 0719-3661versión On-line ISSN 0719-367X

Resumen

CAVASSANA DE CARVALHO, Fernanda  y  URIZZI CERVI, Emerson. Imprensa Brasileira e Eleições Presidenciais: A polarização do conteúdo jornalístico das revistas na web. Cuad.inf. [online]. 2018, n.42, pp.163-182. ISSN 0719-3661.  http://dx.doi.org/10.7764/cdi.42.1225.

Este artigo analisa, comparativamente, como os principais candidatos à Presidencia do Brasil, em 2014, apareceram na cobertura eleitoral das revistas brasileiras Veja e CartaCapital na Internet. O corpus se constitui de 4703 textos veiculados durante o período de campanha e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que há mais semelhanças do que diferenças entre a cobertura eleitoral das duas revistas na Internet. No entanto, o tratamento aos candidatos Dilma Rousseff e Aécio Neves são a principal distinção entre elas. Isto reflete a polarização da disputa e das diferenças ideológicas entre as duas revistas.

Palabras clave : mídia; política; cobertura eleitoral; eleições presidenciais; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )