SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45Desigualdad mediática: las senadoras en la cobertura de los medios uruguayosCiberciudadanía a través de Twitter: caso Gran Marcha Carnaval y consultas populares contra la minería en La Colosa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Cuadernos.info

versión impresa ISSN 0719-3661versión On-line ISSN 0719-367X

Resumen

MARIN DUENAS, Pedro Pablo; SIMANCAS GONZALEZ, Esther  y  BERZOSA MORENO, Alba. Uso e influência do Twitter na comunicação política: o caso do Partido Popular e Podemos nas eleições gerais de 2016. Cuad.inf. [online]. 2019, n.45, pp.129-144. ISSN 0719-3661.  http://dx.doi.org/10.7764/cdi.45.1595.

Este trabalho analisa o uso que fizeram do Twitter as cinco contas oficiais das comunidades autônomas com maior número de seguidores do Partido Popular e Podemos durante a campanha eleitoral para as eleições gerais de 2016. Seguindo a metodologia de análise de conteúdo, foram analisados 1.845 tweets. Os resultados obtidos confirmam o uso do Twitter como ferramenta unidirecional, sem chegar a se estabelecer um diálogo fluido entre partidos e votantes. O Twitter é utilizado como meio para a difusão de informação e a promoção de aspetos próprios da campanha eleitoral.

Palabras clave : marketing político; comunicação política; Twitter; ciberpolítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )